quinta-feira, 12 de novembro de 2015

Brincar com os Blocos Lógicos

Primeiro nós experimentamos os blocos lógicos.
Depois cada par fez uma torre com os blocos lógicos.
De seguida utilizamos os blocos lógicos da torre para fazer conjuntos de cores, formas e tamanhos. No final aprendemos o diagrama de Venn.
A professora Sara trouxe os blocos lógicos em cartolinas para explicar a matéria.

Autores: L. e H.



A atividade “Brincar com Blocos Lógicos” consistiu na consolidação e mobilização de conhecimentos e na aquisição de novos conceitos, como diagrama de Venn. Distribuí um conjunto de blocos lógicos pelos pares de trabalho e apelei à sua manipulação.
Depois da exploração livre e do primeiro contato com o novo material, sugeri a construção de uma torre «deitada» para prosseguir com a segunda fase da atividade. Cada par elaborou a sua torre, umas maiores do que as outras, e iniciou a construção e descrição de conjuntos a partir das indicações escritas no quadro. Ou seja, cada par elaborou os seus conjuntos tendo em conta as definições das propriedades identificadas no quadro para cada alínea da ficha, e tendo por base a torre anteriormente construída. Os alunos dominaram a tarefa e corresponderam de imediato à classificação e à diferenciação das propriedades (forma, cor, tamanho e espessura). Para além do manuseamento dos conjuntos, cada par transcreveu para a ficha os conjuntos formados.
O conceito de conjunto vazio surgiu numa dada situação, em que a torre criada por um dos pares não continha blocos lógicos de acordo com as propriedades definidas na alínea em destaque. Os alunos compreenderam que o conjunto vazio é um conjunto sem elementos e destacaram o zero na aritmética para simbolizar e definir a situação.
Num terceiro momento, propôs-se a formação de dois conjuntos que, condicionados pelas propriedades descritas, combinaram-se e consequentemente consideraram-se elementos pertencentes a ambos. Assim, partindo de conjuntos individuais e utilizando a nova estratégia explorada, como diagrama de Venn, denotamos o conjunto correspondente à interseção. Esta atividade de classificação sucedeu-se em grande grupo e socorremo-nos de blocos lógicos em cartolina previamente construídos pelos alunos e por mim, para assegurar uma exposição melhor dos conjuntos e diagramas.
Ao longo da sessão tentei orientar os alunos, auxiliando-os a identificar e a descrever, informalmente, os conjuntos formados. Através de materiais concretos, os alunos conceberam noções mais precisas, como conjuntos e diagrama de Venn, e aplicaram conhecimentos anteriores, como a designação das figuras geométricas. Ampliaram os seus conhecimentos geométricos através de estruturas geométricas de modo a adquirir proficiência na descrição e representação no seu meio ambiente.


Sara Santos

Sem comentários:

Enviar um comentário