Primeiro registamos os dados numa
tabela e a professora Sara deu uns desenhos de animais e a professora Sara
disse para nós pintarmos os animais.
De seguida colamos os animais
numa cartolina que estava colada no quadro.
E construímos um pictograma com
os desenhos pintados.
E resolvemos muitos desafios com animais.
Autores: H. e M.
Iniciamos a atividade com o registo
escrito de alguns exemplos de animais de estimação para clarificar a distinção
entre animais de estimação/domésticos e animais selvagens. Depois desta reunião
de ideias, procedemos à contagem dos animais preferidos da turma. Cada aluno
pensou e elegeu o seu animal de estimação preferido para, em conjunto,
efetuarmos a recolha dos dados através da construção e preenchimento de uma
tabela e do esquema de contagem tallycharts. Para finalizar este primeiro
momento e através da observação e do cálculo mental, destacamos o animal
preferido da turma. Após algumas questões impulsionadas pela tabela
representada no quadro, sugeriu-se a construção de um pictograma para
representar a informação recolhida numa outra forma. No fim das pinturas, e segunda a ordem
estabelecida pelas mesas de trabalho, cada aluno colou o seu animal na coluna
previamente designada. Após as colagens estabelecemos um diálogo
sobre os dados organizados, tanto na tabela como no pictograma. Os alunos
interpretaram e compararam os dados em ambas as representações e tiraram
conclusões.
Sara Santos
Sem comentários:
Enviar um comentário