sexta-feira, 15 de janeiro de 2016

Resolver - Inventar - Resolver

Nós fizemos um trabalho de grupo. Cada grupo resolveu um problema. Depois cada grupo formulou um novo problema. Depois trocamos os problemas e resolvemos. No fim apresentamos no quadro as estratégias.

Autores: J. e L.





O desenvolvimento desta atividade foi diferente por três razões. Primeiro, as situações problemáticas iniciais resultavam na aplicação de estratégias variadas, sendo estas mais ou menos complexas. Ao longo do projeto, propus situações problemáticas diversificadas para que os alunos contemplassem contextos diversos próximos do seu quotidiano e tivessem a oportunidade de consolidar e ampliar os seus próprios conjuntos de estratégias de resolução de problemas.
Nesta etapa da atividade, as crianças trabalharam de forma autónoma e com perseverança. Em cada problema foi possível observar caminhos próprios que conduziram a soluções equilibradas. Os alunos demonstraram interesse pelos problemas e enfrentaram os mesmos sem medo ou receios.
A segunda parte da atividade exigiu uma maior gestão. Cada grupo de alunos formulou um problema com base noutro cartão previamente distribuído. As crianças observaram as pistas, debateram sobre elas e propuseram determinadas situações problemáticas.
Por último, os alunos resolveram os problemas formulados pelos colegas e partilharam algumas resoluções no quadro.

Sara Santos








Sem comentários:

Enviar um comentário