Nós fizemos um trabalho de grupo. Cada grupo resolveu um
problema. Depois cada grupo formulou um novo problema. Depois trocamos os
problemas e resolvemos. No fim apresentamos no quadro as estratégias.
Autores: J. e L.
Autores: J. e L.
O desenvolvimento desta atividade foi
diferente por três razões. Primeiro, as situações problemáticas iniciais resultavam
na aplicação de estratégias variadas, sendo estas mais ou menos complexas. Ao
longo do projeto, propus situações problemáticas diversificadas para que os
alunos contemplassem contextos diversos próximos do seu quotidiano e tivessem a
oportunidade de consolidar e ampliar os seus próprios conjuntos de estratégias
de resolução de problemas.
Nesta etapa da atividade, as crianças
trabalharam de forma autónoma e com perseverança. Em cada problema foi possível
observar caminhos próprios que conduziram a soluções equilibradas. Os alunos
demonstraram interesse pelos problemas e enfrentaram os mesmos sem medo ou
receios.
A segunda parte da atividade exigiu uma
maior gestão. Cada grupo de alunos formulou um problema com base noutro cartão
previamente distribuído. As crianças observaram as pistas, debateram sobre elas
e propuseram determinadas situações problemáticas.
Por último, os alunos resolveram os
problemas formulados pelos colegas e partilharam algumas resoluções no quadro.
Sem comentários:
Enviar um comentário