Nós pintamos as roupas da Inês, recortamos e experimentamos
na boneca.
Fizemos o problema da Inês.
E também resolvemos o problema da Inês.
Nós pintamos o problema da Inês.
E também pintamos a Inês.
O problema da Inês foi de matemática.
Autores: Br. e B.
A atividade “As roupas da Inês” envolveu
cinco momentos distintos: i) uma primeira exploração do problema; ii) resolução
por uma estratégia anteriormente planeada (experimentação, tabela, desenho,
esquema); iii) partilha em grande grupo de várias resoluções; iv) resolução de
um problema semelhante; v) formulação de um problema com base na estratégia “De
problema para problema”.
Em primeiro lugar, recortaram as peças e
pintaram as camisolas conforme os dados explícitos no enunciado. De seguida,
procederam à simulação das combinações. Esta estratégia cativou a atenção dos
alunos e produziu melhores compreensões.
Solucionaram o problema aplicando as suas
próprias estratégias e, para finalizar, verificaram a existência de diferentes
formas de resolver uma dada situação problemática.
Sem comentários:
Enviar um comentário