quinta-feira, 7 de janeiro de 2016

As roupas da Inês

Nós pintamos as roupas da Inês, recortamos e experimentamos na boneca.
Fizemos o problema da Inês.
E também resolvemos o problema da Inês.
Nós pintamos o problema da Inês.
E também pintamos a Inês.
O problema da Inês foi de matemática.

Autores: Br. e B.





A atividade “As roupas da Inês” envolveu cinco momentos distintos: i) uma primeira exploração do problema; ii) resolução por uma estratégia anteriormente planeada (experimentação, tabela, desenho, esquema); iii) partilha em grande grupo de várias resoluções; iv) resolução de um problema semelhante; v) formulação de um problema com base na estratégia “De problema para problema”.
Em primeiro lugar, recortaram as peças e pintaram as camisolas conforme os dados explícitos no enunciado. De seguida, procederam à simulação das combinações. Esta estratégia cativou a atenção dos alunos e produziu melhores compreensões.
Solucionaram o problema aplicando as suas próprias estratégias e, para finalizar, verificaram a existência de diferentes formas de resolver uma dada situação problemática.


Sara Santos






Sem comentários:

Enviar um comentário