sexta-feira, 29 de janeiro de 2016

Olimpíadas da Matemática: Resolução de Problemas

A Turma C2 organizou as “Olimpíadas da Matemática: Resolução de Problemas” a fim de envolver os restantes alunos da escola EB1 de Cabreiros no projeto Inventar e Resolver em Matemática: Problemas e Estratégias de Resolução. Os alunos do 2.º ano organizaram e orientaram toda a dinâmica decorrida. Responsabilizaram-se pelas diferentes tarefas, trabalharam em equipa e “fomos capazes de colocar desafios a outros meninos e ajudá-los”. (Br.)

1.º Ano

3.º Ano

4.º Ano

Momento de correção pela Turma C2

Preparação dos certificados para os vencedores

Afixação dos resultados das Olimpíadas

Entrega dos prémios aos vencedores


Produções escritas dos alunos sobre a atividade

Autora: B.

Autora: H.

Autor: L.

Autor: G.

quinta-feira, 21 de janeiro de 2016

Blog da Turma C2

Nós fizemos textos dos trabalhos que nós fizemos no computador em pares. Cada um fez frases ou um texto e todos gostaram.
Escolhemos fotografias para colocar no blog. O blog serve para os nossos pais verem os nossos trabalhos.

Autores: J. e A.R.


O Projeto Inventar e Resolver em Matemática: Problemas e Estratégias de Resolução concretiza-se a partir de diferentes fases. Uma das fases relaciona-se com a divulgação/exposição, por mim e pelos alunos, do trabalho realizado ao longo do estágio. A forma encontrada para partilhar com a comunidade escolar e encarregados de educação, sem esquecer os interesses das crianças, fora a concretização de um blog de turma. 
Os alunos trabalharam em pares. Discutiram conteúdos, estruturas e redigiram textos sobre as atividades desenvolvidas. A existência de uma escrita colaborativa permitiu o confronto de diversas propostas, o negoceio argumentado e, por fim, o alcance de uma proposta comum.

Sara Santos


quarta-feira, 20 de janeiro de 2016

Cartaz de divulgação das Olimpíadas da Matemática

Um grupo recortou letras de jornais para fazer o título do cartaz. Outro grupo ilustrou o cartaz. Outro escreveu um convite para as outras turmas da escola. E outro grupo escreveu um texto sobre as Olimpíadas.

Autores: M. , J.M. , G. e R.F.







sexta-feira, 15 de janeiro de 2016

Resolver - Inventar - Resolver

Nós fizemos um trabalho de grupo. Cada grupo resolveu um problema. Depois cada grupo formulou um novo problema. Depois trocamos os problemas e resolvemos. No fim apresentamos no quadro as estratégias.

Autores: J. e L.





O desenvolvimento desta atividade foi diferente por três razões. Primeiro, as situações problemáticas iniciais resultavam na aplicação de estratégias variadas, sendo estas mais ou menos complexas. Ao longo do projeto, propus situações problemáticas diversificadas para que os alunos contemplassem contextos diversos próximos do seu quotidiano e tivessem a oportunidade de consolidar e ampliar os seus próprios conjuntos de estratégias de resolução de problemas.
Nesta etapa da atividade, as crianças trabalharam de forma autónoma e com perseverança. Em cada problema foi possível observar caminhos próprios que conduziram a soluções equilibradas. Os alunos demonstraram interesse pelos problemas e enfrentaram os mesmos sem medo ou receios.
A segunda parte da atividade exigiu uma maior gestão. Cada grupo de alunos formulou um problema com base noutro cartão previamente distribuído. As crianças observaram as pistas, debateram sobre elas e propuseram determinadas situações problemáticas.
Por último, os alunos resolveram os problemas formulados pelos colegas e partilharam algumas resoluções no quadro.

Sara Santos








quinta-feira, 7 de janeiro de 2016

As roupas da Inês

Nós pintamos as roupas da Inês, recortamos e experimentamos na boneca.
Fizemos o problema da Inês.
E também resolvemos o problema da Inês.
Nós pintamos o problema da Inês.
E também pintamos a Inês.
O problema da Inês foi de matemática.

Autores: Br. e B.





A atividade “As roupas da Inês” envolveu cinco momentos distintos: i) uma primeira exploração do problema; ii) resolução por uma estratégia anteriormente planeada (experimentação, tabela, desenho, esquema); iii) partilha em grande grupo de várias resoluções; iv) resolução de um problema semelhante; v) formulação de um problema com base na estratégia “De problema para problema”.
Em primeiro lugar, recortaram as peças e pintaram as camisolas conforme os dados explícitos no enunciado. De seguida, procederam à simulação das combinações. Esta estratégia cativou a atenção dos alunos e produziu melhores compreensões.
Solucionaram o problema aplicando as suas próprias estratégias e, para finalizar, verificaram a existência de diferentes formas de resolver uma dada situação problemática.


Sara Santos






quarta-feira, 6 de janeiro de 2016

Reformular problemas impossíveis

Fizemos um trabalho com as nossas professoras que tínhamos que os resolver e colamos esse trabalho numa cartolina e também ilustramos e no fim escrevemos o nosso nome.

Autores: J. e L.