Trouxemos os nossos brinquedos preferidos para a escola.
Registamos os brinquedos que nós trouxemos. E fizemos conjuntos de brinquedos
no chão. Com tampas fizemos um gráfico de pontos. E depois resolvemos os
problemas.
Autores: G. e J.M.
A primeira fase da atividade consistiu na
partilha e descrição oral dos brinquedos por parte dos alunos. Num breve
diálogo realizado em grande grupo associamos conhecimentos prévios a ideias
matemáticas precisas, como a formação e categorização de conjuntos. Para além
disso, cada aluno atribuiu um nome aos seus brinquedos com vista ao
preenchimento da tabela de dupla entrada que estava representada no quadro.
Eu – Vamos começar por apresentar os
nossos brinquedos.
(…)
R.D. – É um monstro de legos. Chama-se
Mixel.
Eu – O que fazes com ele?
R.D. – Brinco muito com ele. Também às
vezes é muito giro.
Eu – Foste tu que lhe deste o nome?
R.D. – Não…
D.N. – Não! A marca é que é Mixel.
R.D. – Então então… Isto foi um brinquedo
que veio com seis bonecos. Eu desmontei-os e construí este Mixel gigante.
No decorrer das apresentações, os
brinquedos foram colocados em determinadas «famílias», consoante as ponderações
das crianças. Assim, criaram-se vários conjuntos, marcados pela semelhança e
também pela diferença.
Nesta fase inicial, os alunos comunicaram
entre si, discutiram acerca das caraterísticas físicas dos brinquedos e
respetiva distinção e refletiram em nomes adequados à classificação dos conjuntos
formados.
Uma vez identificados os brinquedos pelos
alunos, contabilizamos os objetos dispostos nos conjuntos a fim de concluirmos
se o número total de designações escritas na tabela de dupla entrada coincidia.
Com o apoio de material manipulável, como
tampas de garrafas, construímos um gráfico de pontos à medida que calculávamos
mentalmente quais os dados já representados e os que restavam representar. Com
base na tabela os alunos relacionaram dados utilizando sempre linguagem
matemática, como: «Faltam mais duas tampas para ficar igual»; «São dois
monstros»; …
Sara Santos
Sem comentários:
Enviar um comentário