quarta-feira, 16 de dezembro de 2015

Descobre o problema e resolve-o!

Trabalhamos num desafio com peças pequeninas e essas peças eram frases que nós tínhamos que as construir o enunciado do problema. Depois organizamos os papéis e resolvemos o problema. No fim apresentamos no quadro as resoluções.

Autores: J. 





A primeira tarefa da atividade consistiu na decifração dos enunciados visto que os problemas estavam apresentados em pedaços. Cada par de alunos analisou os seus fragmentos e ordenou-os de forma coesa.
Ao organizarem os enunciados, os alunos aperceberam-se da sua estrutura, desenvolvendo, assim, pensamento crítico e capacidades de raciocínio.
Após a organização do problema, cada par de trabalho colou e transcreveu o enunciado em duas folhas previamente preparadas por mim e procedeu à resolução do desafio.
No desenrolar da atividade, foi possível observar interações dentro de cada par e até entre pares. Algumas crianças assumiram a tarefa como uma “competição” pois consciencializaram-se da apresentação final e preocuparam-se pela aplicação de diferentes estratégias de resolução.
O meio utilizado para assumirem mais e melhores compreensões foi a comunicação matemática. As crianças partilharam e confrontaram-se com estratégias alternativas, interiorizando, a longo prazo, os conceitos envolvidos. Comunicaram para aprender e aprenderam a comunicar.
Concluídas as resoluções, partimos para a apresentação e exploração de dois problemas pelos pares correspondentes.


Sara Santos

Sem comentários:

Enviar um comentário