Trabalhamos num desafio com peças pequeninas e essas
peças eram frases que nós tínhamos que as construir o enunciado do problema.
Depois organizamos os papéis e resolvemos o problema. No fim apresentamos no
quadro as resoluções.
Autores: J.
Autores: J.
A primeira tarefa da atividade consistiu
na decifração dos enunciados visto que os problemas estavam apresentados em
pedaços. Cada par de alunos analisou os seus fragmentos e ordenou-os de forma
coesa.
Ao organizarem os enunciados, os alunos aperceberam-se
da sua estrutura, desenvolvendo, assim, pensamento crítico e capacidades de
raciocínio.
Após a organização do problema, cada par
de trabalho colou e transcreveu o enunciado em duas folhas previamente
preparadas por mim e procedeu à resolução do desafio.
No desenrolar da atividade, foi possível
observar interações dentro de cada par e até entre pares. Algumas crianças
assumiram a tarefa como uma “competição” pois consciencializaram-se da
apresentação final e preocuparam-se pela aplicação de diferentes estratégias de
resolução.
O meio utilizado para assumirem mais e
melhores compreensões foi a comunicação matemática. As crianças partilharam e
confrontaram-se com estratégias alternativas, interiorizando, a longo prazo, os
conceitos envolvidos. Comunicaram para aprender e aprenderam a comunicar.
Concluídas as resoluções, partimos para a
apresentação e exploração de dois problemas pelos pares correspondentes.
Sara Santos
Sem comentários:
Enviar um comentário